14.1.16

+ Filmes

As indicações do Oscar saíram hoje e gostei de ver Mad Max indicado em um bocado de coisa. Só senti falta da Charlize Theron em alguma categoria de atriz. Tem até um desenho animado brasileiro na parada. Também gostei de ver Ex Machina em algumas categorias. Star Wars merecia uma indicação a melhor filme só pela bilheteria monstruosa. Já escrevi sobre Mad Max, O Regresso, Spotlight, Brooklyn, Room e The Martian. A seguir mais alguns filme e mais 2 indicados a melhor filme.

Bridge of Spies

Um filme do Spielberg sobre a guerra fria. O muro de Berlim ainda está sendo construído e o babado dos espiões está com força total.

Um espião russo é preso nos EUA e os americanos (certinhos como só eles) querem dar um julgamento justo e indicam um advogado para defendê-lo. O Tom Hanks é esse advogado que é especializado em causas de seguro, portanto um ótimo negociador.

Acontece que um piloto americano é pego tentando tirar fotos do solo soviético e um estudante americano é pego do lado errado do muro. Cabe ao Tom Hanks negociar para trocar o russo pelos americanos.

Gostei desse filme. Foi indicado a Melhor filme, Trilha sonora Original, Desenho de Produção, Mixagem de Som e Roteiro Original. Não deve levar nenhum, mas foram indicações merecidas.

A Tia Helo iria ficar horrorizada com aquele pessoal tentando pular o muro de Berlim. 215 "Ai, Jesus!" para Tom Hanks e seus espiões.


The Big Short

Esse filme é sobre a bolha que deu origem a crise mundial de 2007. Essa crise começou com a bolha imobiliária americana. Um analista descobriu que tinha um furo no sistema de empréstimos/crédito imobiliários e decidiu investir contra os pagadores. Os bancos aceitaram o negócio porque nunca acharam que a inadimplência chegaria a tanto. (quanto mais inadimplência mais os bancos teriam que pagar ao analista). E na onda desse analista foram mais algumas pessoas que ganharam muito dinheiro.

É um assunto importante, o filme é feito de uma forma que tenta ser didática (e tenta ser engraçado, mas quem consegui rir com um negócio desses?), mas eu não gostei muito. Confesso que é um assunto que me irrita um bocado (tanto gente que entra em dívida para ter coisas que não vai conseguir pagar quanto o pessoal da bolsa que só joga com dinheiro alheio).

O pessoal do Oscar gostou. Indicaram a Melhor Filme, Diretor, Ator Coadjuvante (O Christian Bale que não faz grandes coisas a não ser ficar trancado na sala e tocar bateria, mas é ele que descobre o furo), e Roteiro Adaptado.

A Tia Helo ia dormir no meio do filme. 21 "Ai, Jesus!" para o blá, blá, blá financeiro.


Sufragette

Um dos absurdos da história é que as mulheres só foram ter direito a voto no fim do século 19 em um país (na Nova Zelandia) e na maioria dos outros no início do século 20. Bem início quase metade. Em alguns lugares como a Suíça as mulheres só tiveram esse direito na década de 1970 (!!!!).

Felizmente muitas mulheres lutaram por esse direito e conseguiram, mas não foi fácil e foi com muito sacrifício. Muitas foram presas, perderam direito a ver seus filhos e apanharam um bocado.

O filme conta a luta das inglesas trabalhadoras por seus direitos. É bem feito, tem a Meryl Streep, Helena Bonham Carter e a Carey Mulligan. Girl Power.

Acho que a Tia Helô gostava muito do seu direito a voto, 14 "Ai Jesus!" para as mulheres sufragistas.


Legend

Na Londres de 1960 o East End era dominado pelos irmãos gangsters Ronnie e Reggie Kray. Eles aterrorizavam (com um certo estilo) a área. O filme é sobre os dois, principalmente Reggie e sua namorada (e depois esposa).

Tom Hardy faz os gêmeos de um jeito que a gente sempre sabe quem é quem. Palmas para ele.

A Tia Helô ia ficar passada com a violência, mas são gangsters né? 452 "Ai, Jesus!" para Ronnie e Reggie.


Nenhum comentário:

Postar um comentário