10.1.15

+Filmes

The Imitation Game

Ano passado li um livro sobre a vida do Alan Turing, que é interessantíssima, que em muitas partes era bom mas deixou um pouco a desejar quando o autor queria explicar matemática avançada para leigos (sem ele mesmo entender).

Esse filme foi baseado em outro livro chamado Alan Turing: The Enigma, que não li.

O Turing praticamente inventou o sistema binário e tinha idéias para uma máquina que pensasse. É praticamente o criador do computador.

O filme é sobre como ele desenvolveu uma máquina que foi capaz de quebrar os códigos dos alemães durante a segunda guerra e assim ajudou os britânicos e aliados a fazer ataques estratégicos que foram importantes para o fim da guerra.

O Turing era homossexual assumido, mas na Inglaterra daquela época era proibido. Ele teve a casa roubada e o amante do Turing disse que foi um amigo dele. Turing chamou a policia e na investigação os policiais descobriram que Turing tinha tido relações homossexuais com o rapaz. Turing foi condenado e escolheu a castração química como pena.

O Alan Turing passou a ser notícia quando em 2013 a Rainha Elizabeth assinou o perdão da pena de indecência a qual o Turing foi condenado em 1952, e ainda recebeu reconhecimento por todos seus feitos durante a segunda guerra. Mais do que justo.

O Benjamin Cumberbatch está sensacional como Turing. Estará no Oscar com certeza.

A Tia Helo não era adepta dos computadores, mal usava calculadora, mas teria gostado do Turing. 43"Ai, Jesus!" para o matemático e seus amigos.

Whiplash

Esse filme é sobre um baterista de jazz que é aluno numa das melhores escolas de música, é dedicado, focado e acredita que pode ser o melhor. Aí entra o professor sargentão/Sr.Myagi que o escolhe para a banda da escola que toca em competições. Tem palavrões, humilhação, gritaria e algum sangue. E fica a pergunta: será que um talento realmente desenvolve seu potencial sem que seja pressionado?

É quase um Cisne Negro com baterias.

Só se fala no J.K. Simmons como o condutor linha dura, mas o Miles Teller no papel do baterista está ótimo. Queria saber se ele aprendeu mesmo a tocar bateria daquele jeito.

Claro que qualquer banda precisa de ensaio, e muito ensaio, mas eu achava que jazz era um estilo musical relaxado, daqueles que o pessoal se junta para uma jam session e sai um som. Que nada. Tem até competição.

A Tia Helo ia ficar tensa com o Miles Telles e suas baquetas nervosas. 427 "Ai, Jesus!" para o som de Whiplash.

Nenhum comentário:

Postar um comentário