26.12.14

+ FIlmes

Boyhood

O Richard Linklater filmou ao longo de 12 anos a história de um menino desde seus 6 anos até o momento que ele vai para faculdade. Como exeperiência cinematográfica é incrível porque ele usou os mesmos atores e a logística (e paciência) de filmar por tanto tempo faz com que você aprecie o filme um pouco mais.
A história em si não tem nada de especial, é a vida do Mason que mora com sua mãe e sua irmã. Seus pais são separados e o pai (Ethan Hawke) aparece de vez em quando. Mason vai crescendo eventos vão acontecendo, alguns mais marcantes do que outros, afinal a vida é assim. Nós vemos o garoto crescer 12 anos em um pouco mais de 2 horas, mas imagino que para o ator que fez o garoto ver esse filme pronto deve ser uma experiência e tanto.

Confesso que achei a irmã dele mais interessante, o Linklater poderia editar a parte dela.

A Tia Helô provavelmente gostaria do Mason, mas el ia gostar mesmo era dos sogros do pai dele, 32 "Ai, Jesus!" para Boyhood.


Nightcrawler (O Abutre)

O Jake Gyllenhaal faz o Lou Bloom, um cara meio esquisito, um pouco criminoso, que fala frases feitas e parece que passa o tempo lendo e decorando coisas na internet. Ele está um pouco perdido entre roubar cercas de arame e fios de cobre para revender quando descobre que quer uma nova profissão: cinegrafista de acidentes/crimes/coisas com sangue.

Para isso ele começa com uma camera amadora, um radio da polícia e segue outros cinegrafistas para saber como funciona a coisa. Ele aprende rápido, muito rápido.

Se de um lado tem ele que está disposto a filmar pessoas presas em carros, gente que foi baleada e ainda está recebendo primeiros socorros, invade casas para enquadrar defuntos na lente, etc; de outro lado tem quem compra essas imagens. A notícia não é exatamente o que se vê na tela, mas o que é vendido pela emissora (as vezes o que se vê na camera não reflete exatamente o que aconteceu). Lou no quesito vale tudo para filmar uma cena sangrenta é moralmente flexível nível: hard.

Jake está muito bem, ele deve ter emagrecido um bocado para esse papel porque os olhos dele (que já chamam atenção por serem azuis e lindos) faltam saltar do rosto. Isso junto com a forma que ele fala, pausada, sem muita alteração de volume e frases feitas, temos um personagem curioso. Eu gostei.

A Tia Helô ia ficar horrorizada com o que se faz por um bom angulo, 515 "Ai, Jesus!" para o abutre do jornalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário