6.10.13

Providence

Providence é a capital do estado de Rhode Island (que não é uma ilha), vizinho a Massachusetts. A cidade foi uma das primeiras estabelecidas, em 1636, e uma das 13 colônias que formaram os EUA inicial.



Providence é onde fica a Rhode Island School of Design (RISD) e a Brown University.

É uma cidade que parece maior do que é. Fui de Boston para Providence no trem do commuter rail, e é uma hora de viagem. Assim que cheguei na estação de trem fui pedir um mapa na loja e a mulher me disse:
"É só sair por aquela porta dobrar a esquerda que você vê o shopping."
"Shopping? Não quero ir no shopping."

Deu para ver que o shopping era enorme e um destino popular entre as pessoas que saiam do trem.

Perguntei como chegava no museu da RISD e ela me disse que era só descer a rua, atravessar o rio e dobrar a direita que estaria na parte histórica da cidade. Achei que ia andar um bocado, mas em menos de 10 minutos eu já estava na porta do museu, isso porque parei para tirar fotos.

igreja de 1638

casa tudor style construida pelo artista
sydney burleigh em 1885

Depois da Guerra Civil, Rhode Island era o estado mais industrializado da federação e com necessidade de melhores designs para produção. Então a RISD foi fundada por um grupo de mulheres, em 1877, que arrecadaram dinheiro e tiveram que decidir como investir. Começaram uma escola de design. Good choice.

o chace center, o prédio mais novo da RISD

O museu é pequeno, mas tem de tudo um pouco. Tem uma ala dedicada a design de décadas passadas que gostei.





No resto tem impressionistas, portraits, arte grega, múmias, arte moderna, arte sacra, etc. Tem uma área que é uma réplica de uma casa americana do fim do século 18 que chamam de federal style.


tem um pedaço do muro de ishtar



A melhor parte do museu, para mim, foi a loja. Lá tem peças desenhadas e produzidas por ex-alunos da escola. Sapatos, bolsas, brinquedos, itens para casa e cozinha, etc. Quis comprar várias coisas, mas só voltei para casa com um homenzinho para fazer chá. E vem com um papel contando a história da designer. Alguns ex-alunos famosos são: James Franco, Gus Van Sant, Seth Macfarlane, Brian Selznick (escritor e ilustrador de A Inveção de Hugo Cabret, livro que deu origem ao filme) e a Talking Heads foi formada por alunos da RISD (o David Byrne só fez um ano).

Mr. Tea designed by Liz Goulet Dubois

Subindo a ladeira atrás da RISD tem a Brown University. Achei o campus lindo e estava cheio de estudantes nos gramados.








Dei uma volta pelo outro lado do rio e voltei para a estação de trem.




Um comentário: