1.10.13

Boston (4) Parques

Adoro parques. Grama verde, muitas árvores, um banco para sentar e ver o tempo passar (e as pessoas, claro). Boston tem vários o que deixa a cidade ainda mais gostosa. Não tive a sorte de ver o outono super colorido, mas vi parques verdinhos.

Boston Common
O Boston Common, de 1634, é o parque público mais antigo dos EUA. Fica no coração da cidade e eu passava por lá sempre. Não é um parque grande, mas tem tudo: área de esportes, coreto, laguinho, muitas alamedas arborizadas para caminhar. Também é um lugar de eventos, tive a sorte de ver uma apresentação do Boston Ballet  de graça no parque.

parque cheio para o ballet

Public Gardens
É ao lado do Boston Common e mais novo, de 1837. É menor que o Boston Common, mas é mais charmoso, mais florido, com arvores lindas seus galhos caindo sobre a água do lago. Lá fica a estátua do George Washington.



Commonwealth Avenue
Quando Back Bay foi planejado o arquiteto idealizou a Commonwealth Avenue como um boulevard de Paris e criou esse parque entre as pistas.

memorial as mulheres de boston

Charles River Esplanade
Esse parque fica numa área que surgiu com o aterro para a represa do Charles River. É um parque beira rio que tem um canal no meio. É uma delícia andar ali e ver os barcos no rio. Muitas pessoas correndo (óbvio), de bicicleta, em caiaques, stand up, etc.

esplanade visto da harvard bridge
em boston também tem redinha


Christopher Columbus Waterfront Park
É um parque a beira mar. Faz parte da HabourWalk, um caminho que beira o porto de Boston. Foi inaugurado em 1976 e reformado em 2003.



The Rose Kennedy Greenway
Em 1950 os planos urbanos para Boston eram as ampliações das rotas para carros e com isso a construção de viadutos. A construção começou em 1951, deslocaram 10 mil pessoas e demoliram 1000 edificações. Em 1959 os viadutos da Central Artery ficaram prontos. Acontece que pouco tempo depois de pronto as limitações dos viadutos começaram a aparecer causando engarrafamentos enormes. Na década de 1990 elaboraram outros planos dessa vez demolindo os viadutos e criando tuneis. O Central Artery/Tunnel Project foi considerado o maior, mais complexo e tecnologicamente desafiador projeto de estradas dos EUA.

Um rapaz local com quem conversei sobre o projeto disse que durante as obras, que levaram mais de 15 anos para ficarem prontas, era um perrengue só tentar passar de carro pela área, mas que valeu muito a pena. Hoje a cidade tem esse Greenway maravilhoso que é uma área com 2km de parques. A cidade ficou mais integrada, leve, bonita.

São 5 parques: Chinatown Park, Dewey Park, Wharf Park, North End e Ford Point Channel. Uma coisa linda.



Ainda tem o Back Bay Fens Park que não tive o prazer de andar por dentro, mas é um parque grande que fica atrás do Museum Of Fine Arts. Ficou para a próxima vez.

Um comentário:

  1. A redinha deve ser a representação do Ceará em Boston.

    ResponderExcluir