18.1.13

+ Filmes

As indicações do Oscar saíram e só tenho uma coisa a dizer: esqueceram do Ben Affleck na categoria Melhor Direção. #TeamArgo Ainda bem que deram um Globo de Ouro para ele.

Pronto. Reclamei. Vamos a mais alguns filmes.

Silver Linings Playbook (O Lado Bom da Vida)

Esse é o feel good movie do ano, indicado em TODAS as principais categorias do Oscar: filme, direção, ator. atriz, coadjuvantes e roteiro.

Bradley Cooper (que é HOT até vestido com um saco de lixo) faz Patrick, um cara que, depois de pegar a esposa com um professor de história (um velhinho diga-se de passagem), tem um crise violenta, dá umas porradas no tiozinho e vai parar 8 meses num hospital psiquiátrico. O filme começa com a mãe o tirando de lá.

Doença mental é uma coisa assustadora, para quem tem e para quem convive. Perder a sanidade mental por falta de equilíbrio químico do corpo, por alguns genes que não funcionam direito, por velhice, por drogas, ou até por bater a cabeça deve ser um dos maiores medos do ser humano.

Patrick é bipolar e tenta lidar com isso da melhor maneira que consegue, o que não é necessariamente ideal para os outros. Existe remedinho para a doença do Patrick, mas ele inicialmente se recusa a tomá-lo achando que consegue controlar os altos e baixos. E o único objetivo do Patrick é voltar com a esposa (que com medo dele tem até uma medita cautelar para que ele mantenha distância). Ser corno é um problema maior do que ser bipolar.

Então Patrick conhece Tiffany (Jennifer Lawrence, ótima) que é viúva, tem fama de fácil no bairro e também tem seus problemas. Love at first tapa na cara, mas claro que não tão fácil assim, Patrick ainda está fissurado na esposa e Tiffany precisa de um parceiro de dança.

Robert De Niro é o pai do Patrick viciado em apostas e com um TOC que ele insiste em dizer que é superstição, Jackie Weaver é a mãe que só quer o melhor para o filho, e ainda tem meia dúzia de personagens divertidos.

O Bradley Cooper está lindão na meia hora final, e a dança é ótima, mas gostei mesmo foi do combo de cenas no meio do filme ao som de Girl From The North Country cantada pelo Bob Dylan e Johnny Cash. Aliás a trilha sonora é muito boa. Dito isso, continuo sendo #TeamArgo para o Oscar.

A Tia Helo ia se identificar com vários aspectos desse filme, 164 "Ai, Jesus!" para o Bradley correndo nas ruas.


Beasts Of The Southern Wild (Indomável Sonhadora)

Um filme indie sobre uma garotinha que mora com o pai numa comunidade, hum, alternativa very low budget. Eles moram num alagado na beira da entrada de New Orleans. Não é uma vida de conforto, mas eles são livres e se divertem, até o dia que recebem o aviso de evacuar a área por causa do furacão que vem aí. A Hushpuppy, a garotinha do filme, que anda livre, leve e solta pelo alagado, tem seus dark moments com saudade da mãe que sumiu e com o pai com problema de sáude (e não larga a garrafa), mas é um filme leve.

Beasts tem 4 indicações para o Oscar desse ano: melhor filme, melhor direção, roteiro adaptado e melhor atriz para a Quvenzhane Wallis (alguém sabe como pronuncia esse nome?), de 9 anos.

A garotinha do filme é fofa e entendo porque tanta gente gostou desse filme. Achei bom, mas, sinceramente, nada especial.

A Tia Helo iria ter pesadelos com o frango assado preparado pelo pai da Hushpuppy. 215 "Ai, Jesus!" para o pessoal de Bathtub.


The Paperboy

Esse é daqueles filme que quando termina você se sente um pouco sujo e quer tomar um banho. Além das imagens anos 70, a história se passa na Florida numa onda de calor onde todos os personagens estão suando.

A Nicole Kidman faz uma mulher que se corresponde com prisioneiros e seu mais recente pen pal diz que foi injustamente acusado e condenado. A Nicole vai atrás de um jornalista (Matthew McCounaghey) que escreve sobre esses assuntos para ver se consegue livrar o namorado da pena de morte.

Muitas cenas inusitadas, algumas nojentas, muitas pessoas moralmente flexíveis, muita gente suando, cabelos oleosos, palavrões, e, para nossa alegria, muito Zac Efron só de cueca branca.

Apesar do sujinho, gostei desse filme, a trilha sonora é boa. A Tia Helo só teria uma coisa, além dos 512 "Ai, Jesus!", a dizer para a Nicole Kidman: "Para com essas plásticas!".


Seven Psychopaths (Sete Psicopatas)

Um daqueles filmes que você assiste meio sem saber o que esperar e se diverte muito. O Colin Farrell faz um roteirista que está num branco e seu amigo (que vive de sequestrar cães e os devolver pelo dinheiro) decide ajudá-lo dando idéia de uma história sobre sete psicopatas. Começa com um assassino especializado em matar capangas da máfia, tem um pai que quer vingar a morte da filha, um casal que mata serial killers e não vou contar mais. No meio de tudo isso tem um cãozinho. Assistam.

O Christopher Walken está ótimo nesse filme.

A Tia Helo ia curtir o personagem do Chritopher Walken. 517 "Ai, Jesus!" para cada um dos psicopatas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário