11.10.12

Los Angeles - LACMA

no LACMA

O LACMA (Los Angeles County Museum of Art) é, como o nome diz, o museu de arte da cidade e fica na Wilshire Boulevard quase na esquina com a Fairfax Ave. No dia que decidi ir até o LACMA peguei uma carona com minha amiga Alessandra e desci na Hollywood com La Brea. Como o museu só abria as 11 da manhã e eu tinha tempo de sobra, decidi andar a La Brea até a esquina com a Wilshire e de lá para o LACMA.

as musas de hollywood na la brea com hollywood
início da calçada da fama. hollywood blvd.

Foi uma longa caminhada. Andei 6km para ser exata. O bom dessa caminhada é que pude ver tudo que tem na La Brea: o estúdio dos Muppets (que antes era do Charles Chaplin), o estúdio do LA Ink, o Pink's (o hot dog mais famoso da cidade), a Best Buy que tem na esquina com a Santa Monica, sinagogas e muitos letreiros em hebraico (no trecho entre a Melrose e a Beverly), cafés descolados, muitas lojas de móveis bacanas (entre a Beverly e a 3rd), alguns cartazes de filmes, e, claro, os amigos homeless porque ninguém mais anda em Los Angeles.






alguém fez bigode e orelha de gato nos atores. eu ri.




calçada só para mim

O trecho da Wilshire Blvd entre a Fairfax e a La Brea é conhecido como a Miracle Mile. Nos anos 1920 o empreendedor A.W. Ross comprou 7ha nesse trecho para criar um distrito comercial fora do centro e deu certo, logo o lugar estava cheio de lojas de departamentos. Alguns prédios art deco ainda restam, mas infelizmente os letreiros de lojas de rede como a Staples e a Walgreens estragam um pouco.









Um pouco antes de chegar ao LACMA, mas já no parque que fica ao lado do museu, é o La Brea Tar Pits, uma área onde piche brota do chão (e o cheiro de asfalto derretido domina). Há muitos e muitos anos (na pré-história), animais ficavam presos nesses poços de piche e eram fossilizados. Ali tem um museu dedicado aos fósseis e como viviam os animais.

coitado do mamute preso no piche
vintage school bus

E então cheguei ao LACMA. O museu é grande, são 9 prédios, 6 são de coleções permanentes e 1 de exibições temporárias e os outros são auditórios. O museu tem muito espaço, a quantidade de obras não é muito grande (se eu for comparar com os que estive recentemente na Europa), mas tem muita coisa interessante para ver.









Gostei muito do pavilhão de arte japonesa, tem uma coleção grande de netsukês (miniaturas em marfim ou madeira) e eu tinha acabado de ler um livro sobre o assunto. O prédio com artes das Americas é bacana, o Ahmanson Building tem obras do mundo inteiro (gostei de ver a arte do Pacífico) e o prédio de arte contemporânea tem um dos maiores elevadores que já andei.

netsukê

elevador gigante

instalação na rua. adoro o carrinho de homeless cheio de bling.
sinuca gigante
picasso na fase azul está lá

O LACMA funciona segunda, terça e quinta, das 11 as 17, as sextas até as 20 e no sábado e domingo de 10 as 19. Na quarta-feira está fechado. A entrada custa US$15,00. Tem um estacionamento subterrâneo com entrada pela 6th Street e custa US$10. Os ônibus 20 e 720 param na frente pela Wilshire e tem outros que param a um quarteirão na Fairfax. (o 20 e 720 vão e vem de Santa Monica para quem vem da praia ou quer ir a praia depois #ficadica)

Na hora do almoço atravessei a rua e tinha vários food trucks estacionados com uma variedade enorme de comida. Até tive que fazer unidunitê e acabei num de comida orgânica que tinha um hamburger muito bom e suco de melancia com hortelã natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário