15.5.10

Cuzco





Cuzco, patrimonio cultural da humanidade, eh uma cidade cosmopolita, pode dizer uma nacionalidade que aqui tem. E alem das nacionalidades, as tribos tambem sao variadas: aqui tem hippies, atletas, mochileiros, ricos, pobres, jovens, idosos e gente que nao sente frio.

A cidade fica a 3400m acima do nivel do mar, entao o ar aqui eh um pouco dificil de respirar, mas ate agora eu nao sofri do mal da altitude (e olha que passei 99% da minha vida a beira mar), so uma sinusite basica, mas aqui todo mundo se movimenta devagar.

Cuzco vive do turismo e de quem vai para Machu Picchu. Muitos hoteis, albergues, restaurantes, bares, vendedores, artesanato, ruinas, igrejas e museus.

A Plaza de Armas eh o ponto central da cidade. Os city tours comecam com as ruinas nos burbs de Cuzco e depois vem para a Catedral e Templo do Sol. No fim, acho que todos vao para a plaza, ou para os bares que ficam em volta, e trocam ideias. A tarde la eh bem bonita, e todo mundo que ficar no sol para espantar o frio. Nem da para contar o tanto de gringo com a cara vermelha.

plaza de armas

gringos olhando o movimento na praca

Hoje fomos as ruinas que ficam um pouco fora da cidade: Sacsayhuaman (nao sei pronunciar isso) era uma fortaleza inca; Qenko, uma especie de altar onde preparavam os mortos; Puca Pucara, outro templo e Tombomachay, conhecido como banho dos Incas. Os incas eram mestres nas arte do quebra cabeca, nada de argamassa tudo no encaixe. Depois de ver essas ruinas todas (e olha que ainda nem fomos a Machu Picchu), conclui que os Incas eram excelentes pedreiros, teriam emprego certo na construcao civil.

sacsayhuaman

encaixe perfeito


De volta a Cuzco, fomos ao Korikancha, o Templo do Sol, que foi transformado em convento, teve um terremoto e descobriram as pedras Incas e agora eh um museu. As pedras sao bem lisas e encaixadas.

patio central do korikancha

Nas ruas de Cuzco tem as peruanas vestidas com roupas tradicionais e muitas carregam uns cabritinhos, por alguns soles elas deixam voce bater fotos. Os vendedores te oferecem desde massagens, pinturas a roupas de la de llhama, eles estao em todas as esquinas, mas nao sao muito insistentes.

peruanas

lhama simpatica

encaixe inca x encaixe epanhol

Um comentário: