23.5.09

Berlim (1)



Quando eu era crianca eu achava que Berlim era exatamente no meio da Alemanha dividindo a oriental da ocidental pelo muro. Depois descobri que Berlim estava dentro da Alemanha Oriental e que o muro dava volta na parte ocidental da cidade, ou seja, os ocidentais estavam todos ilhados.

Adoro a Alemanha, acho tudo aqui de uma eficiencia exemplar. Eu ja conhecia outras cidades do pais mas nunca tinha vindo a Berlim, e nao sei como nao tinha vindo aqui antes.

Hoje eh o dia da comemoracao de 60 anos da Republica Alema e a cidade estava em festa, mas so descobri isso quando cheguei no portao de Brandenburg. E fui ate la para fazer um walking tour gratis pela cidade.

brandenburg tor

O tour comeca no portao de Brandenburg bem na Parisien Platz. La a nossa guia, Summer, uma americana performatica, nos contou a historia da Alemanha e comecamos a andar pela cidade.

detalhe do portao

Do outro lado do portao tinham 2 palcos e gente ate perder de vista no Tiergarten. Ao lado do portao tem o memorial do holocausto que eh uma obra interessante, principalmente andando entre os bolocos de concreto.

memorial do holocausto

E esse memorial fica perto de onde era o bunker do Hitler, que hoje eh um estacionamento sem grandes indicios que um dia o fuhrer se escondeu ali.

Dentro a ex-Berlim Oriental vimos alguns exemplos de arquitetura nazista, ou seja, predios gigantescos, imponentes, com muito concreto, blocos de pedra e colunas. Passamos pelo predio que foi da Luftwaffe Alema, depois, na epoca do comunismo, foi Ministerio dos Ministerios e hoje ainda mete medo nos alemaes porque eh o predio da receita federal. La tem um painel do tempo do comunismo que exalta como era legal ser comunista, o detalhe esta nos sorrisos falsos.


arquitetura

sorrisos comunistas

Passamos pelo pedaco do muro que ainda resta, e nao eh nada muito impressionante ja que o que mantinha as pessoas no lado comunista era o medo de descobrirem que queriam fugir. A ironia eh que essa parte do muro tem que ser protegida para que as pessoas nao tirem pedacos.

o que restou do muro

O que tem por toda cidade sao pedacos de paralelepipedo fazendo um contorno onde era o muro, e em algumas partes tem uma placa de bronze, um epitafio, escrito Muro de Berlim 1961-1989.


o muro passava aqui


muro R.I.P

Chegamos ao Checkpoint Charlie, um dos pontos onde se atravessava o muro para o lado ocidental. Hoje tem uma replica do que era o checkpoint com uns atores representando os guardas. La tem um tapume com toda a historia do muro.


checkpoint

Fomos pela Friedrichstrasse, que eh a rua onde nos anos 20 ferviam os night clubs de Berlim, mas hoje eh so uma rua de lojas, ate a Gendarmenmarkt, uma praca que tem duas igrejas identicas, uma francesa e uma alema e o concert hall.

igreja francesa

Perto fica a Bebelplatz que foi onde em 1933 uns alunos da universidade, nazistas, comecaram a queimar livros. La tem um memorial que se voce nao souber que esta la passa um pouco desapercebido: eh um vidro no chao e embaixo tem estantes vazias pintadas de branco. Ao redor tem placas de bronze no chao falando sobre o acontecido.

universidade

O tour termina na ilha dos museus, onde tem o Pergamon Museum e outros 3, alem do Duomo de Berlim.

altes museum

berliner dom

Tambem foi mostrada a torre de televisao que foi erguida para ser um simbolo de tecnologia do lado oriental/comunista. Parece que os berlinenses nao gostavam muito, mas agora virou landmark. E a torre fica perto da AlexanderPlatz que era o centro da Berlim Oriental e hoje tem uma estacao de trem e muitas lojas.




torre de tv

Eh uma cidade cheia de vida, e num sabado de sol como hoje (fez um friozinho, mas nada que impedisse os alemaes de deitar na grama do parque) se ve a diversidade dos habitantes. Muito interessante, cool.

Berlim (2), (3), (4), (5) e Pergamon Museum

Nenhum comentário:

Postar um comentário